Comunicado

Resumo da Acta da reunião do LPC realizada a 10 de Abril de 2021

A reunião decorreu na Biblioteca do Liceu Camões, sendo a primeira vez que nos encontrámos depois do início da pandemia e do desaparecimento de Amândio Silva, principal organizador do LPC.
Reuniram presencialmente: João Jaime Pires, Camilo Mortágua, Guadalupe Magalhães, Moema Silva, Jacinto Rego de Almeida, Carlos Cruz, Luís Vaz, Rui Alcobia, Amélia Resende, Arnaldo Cunha Silva e José Zaluar. Online estiveram: Mário Moutinho, Carlos Cristo, André Fausto e Vasco Graça.
João Jaime, nosso dedicado anfitrião, iniciou a reunião anunciando a homenagem a Amândio Silva (falecido dia 31 de Janeiro último), conforme já tinha sido combinado na reunião anterior. Explicou que será aproveitada a proximidade com o 25 de Abril para realizar uma sessão para alunos da Escola Secundária de Camões e convidados, no dia 21 de Abril, data do 83º aniversário do Amândio. Adiantou a participação de Vasco Lourenço e Francisco Fanhais.
Já realizada, a homenagem decorreu no Auditório, com todas os cuidados impostos pela pandemia, estando online neste site.
Camilo salientou que “manter a energia do Amândio é importante, mas não se deve contar só com o que está feito, mas também com o que ainda há de se fazer”. […] “Sugiro que comecemos a trabalhar a partir do que somos hoje. Estou muito preocupado com uma coisa. O destino é assim, as coisas acontecem sem controlarmos. Há que lamentar o desaparecimento de um dos animadores desta iniciativa. É sempre cedo, mas desta vez ainda é mais cedo porque o trabalho não estava concluído. O que é que falta fazer? Quem deve fazer e como? Cada pessoa que aqui está é um pilar. Se queremos construir alguma coisa, temos que ter esperança e confiança nos pilares que somos. Temos que valorizar cada um de nós. Todos são iguais e todos fazem falta. É preciso valorizar os que demonstram a vontade de continuar a fazer melhor. Cada um tem que ter a consciência de que é importante e decisivo para este combate. É o apelo que vos faço para podermos honrar os nomes que nos servem de referência. E já são muitos… já vamos alinhando muitas referências”.
Guadalupe avançou para o tema principal: a organização do 3º Fórum LPC.
Após diversas considerações e intervenções, ficou definida uma realização presencial do 3º Fórum da LPC em 9 de Julho de 2022 (sábado). No dia 6 de Novembro do presente ano ocorrerá um encontro de pré-lançamento, online ou presencial se as condições sanitárias o permitirem.
Ficou ainda afirmada a realização de uma homenagem aos 90 anos de Manuel Serra, resistente antissalazarista.
A reunião foi encerrada cerca das 17.30h, após distribuição dos exemplares do livro do 2º Fórum LPC, disponibilizados pela CML. Foram consensuais os elogios à edição coordenada por Amândio Silva, Ernesto Matos e Guadalupe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s