E Liberdade?
E eu pus-me a pensar… (menos empregos, mais qualificados) deve querer dizer: pessoas mais e melhor preparadas para operar com máquinas novas, com novas tecnologias, coisas sofisticadíssimas dotadas de altas capacidades de cálculo e rapidez de execução, coisas para engenheiros especialistas formados em institutos.
Capazes de produzir as elites “operárias” do futuro.
Tudo bem, os empregados do futuro serão muito mais preparados… mas: serão menos. Portanto, (a menos que alguma peste ou guerra elimine uns largos milhões) os desempregados serão mais, logo …o que farão os milhões de desempregados a mais que não conseguirem as novas qualificações necessárias, ao ritmo das novas tecnologias inventadas? E os outros? “os que não acompanharam a mudança” — como agora se diz
Na melhor das hipóteses, talvez os “engenheiros do futuro” empregados, ganhem como engenheiros (muito duvidoso dada a abundante concorrência) mas se ganharem, aí teremos a nova classe média.
A classe média refortalecida pela posse do conhecimento e pelo enfraquecimento talvez decisivo dos movimentos sindicais, perda de “importância produtiva” dos milhões de trabalhadores excluídos, entre outras coisas, pelas produções massivas através da impressão 3D.
Mas…mesmo que a cada engenheiro empregado lhe seja pago o suficiente para que Cada um deles possa contratar quatro ou cinco criad@s pessoais para os seus serviços particulares, e aí voltarem a aparecer os empregos para os pobres, pobres que dessa condição só poderão sair através das inexistentes oportunidades sociais, cognoscitivas e patrimoniais de nascença , etc: então” novas – velhas” multidões de excluídos, iguais ou piores que as do passado, ressurgirão.
Seja para que futuro for.
Parece não haver dúvidas de que: A EDUCAÇÃO, E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO,SÃO O CAPITAL DO FUTURO, E É NECESSARIO COMEÇAR A ASSUMIR O MUNDO A PARTIR DESTA CONSTATAÇÃO.
Caminhamos para um mundo em que o conhecimento se sobreporá ao capital?
ESTA é a grande mudança a que estamos assistindo.
OS GRANDES DONOS E PATRÕES DO MUNDO; SÃO / SERÃO, OS MAIORES DETENTORES DE CONHECIMENTO.
Este novo PARADIGMA poderá permitir acabar com as maiorias submetidas à ignorância?
Junho de 2018